Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Ministra da Saúde visitou obra do novo Hospital Central do Alentejo

Escrito por em Março 13, 2022

“Um sonho muito querido de toda a população”. Foi com estas palavras que Maria Filomena Mendes, presidente da ARS Alentejo, se referiu ao novo Hospital Central do Alentejo (HCA), cuja obra foi visitada na passada quinta-feira, 10 de Março, pela Ministra da Saúde.

Marta Temido participou da reunião de obra que envolveu vários elementos da ARSA, HESE, equipas de empreiteiros e da fiscalização, bem como a equipa de Eduardo Souto de Moura, arquitecto que assina o projecto.

“Tem sido uma responsabilidade e esta obra não é mais uma, mas A obra na qual estou muito estou empenhado com este grupo de pessoas”, salientou o arquitecto.

A Ministra da Saúde  referiu que  esta visita à obra do HCA, teve como principal objectivo “dar nota da importância desta reunião, presencialmente e de viva voz, e do muito trabalho que todos os intervenientes, ainda têm pela frente”.

E adiantou que “foi difícil chegar até aqui e muitos dos presentes acompanham este dossier desde a primeira hora. E é uma palavra de apreço que vos deixo pelo esforço que fizeram e pelas pontes estabelecidas. Da parte do Ministério da Saúde, quero transmitir o empenho no nascimento do hospital central do Alentejo”.

Recordamos que a  nova unidade hospitalar vai servir a população do Alentejo e representa um investimento de 183 milhões de euros, 40 milhões dos quais cofinanciados através do Programa Operacional Regional do Alentejo, (PORA).

O HCA contará com cerca de 360 camas, capacidade que pode ser ampliada se necessário, e vai permitir a disponibilização de novas especialidades clínicas, até aqui inexistentes na região, como a medicina nuclear e a reumatologia.

A conclusão do novo Hospital está prevista para o final de 2023.