A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Reguengos de Monsaraz tem 36 camas e 30 empregos para refugiados

Escrito por em Março 11, 2022

A Câmara de Reguengos de Monsaraz, vai disponibilizar 36 camas para acolher refugiados ucranianos e já registou quase 30 ofertas de trabalho de empresas do concelho, revelou hoje a presidente do município, Marta Prates, à agência Lusa.

Marta Prates, em declarações à Lusa, adiantou que as camas estão disponíveis em duas casas que pertencem ao município no centro da cidade, uma delas praticamente pronta para receber os refugiados e a outra, ficará pronta dentro de “três semanas”, segundo adiantou autarca à agência de notícias.

Além desta oferta pela autarquia, foram também disponibilizados dois montes, com sete camas cada um, um deles pertence a um cidadão estrangeiro que vive fora de Portugal e “estão vazios”, mas “já fomos verificar e têm todas as condições”, sublinhou Marta Prates.

Por outro lado, quatro famílias ofereceram as suas casas para receber refugiados ucranianos, através da Bolsa de Habitação criada pela autarquia.

O município de Reguengos de Monsaraz lançou ainda a Bolsa de Emprego para refugiados ucranianos e já registou “ofertas de emprego de sete empresas”, com “perto de 30 postos de trabalho”, nas áreas da construção civil, hotelaria, restauração, serviços e olaria, de acordo com a responsável da autarquia.

Como tal, há disponibilidade destas empresas de “integrar refugiados nos seus quadros”, realçou.

Actualmente, a comunidade ucraniana de Reguengos de Monsaraz é constituída por “30 a 40 cidadãos”, acrescentou Marta Prates.

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a Câmara de Reguengos de Monsaraz criou uma equipa de missão, denominada Juntos pela Ucrânia, para dar apoio psicossocial, logístico e no acolhimento de refugiados daquele país.

 

Fonte: Lusa