A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Olivum vence prémio de Desenvolvimento Estratégico em Madrid

Escrito por em Março 10, 2022

A Olivum, Associação de Olivicultores e Lagares do Sul, foi esta semana distinguida com um prémio na categoria de Reconhecimento de Desenvolvimento Estratégico, no âmbito da 9ª edição do World Olive Oil Exhibition que decorreu ontem, dia 9 e hoje, dia 10, em Madrid.

No seguimento deste prémio, o Alentejo português fica, mais uma vez reconhecido, como referência internacional de olival moderno e contribui com 85% do total de azeite produzido em Portugal.

Este prémio tem um significado especial para a associação e “recompensa o projecto de desenvolvimento estratégico da Olivum, em representação dos seus associados, em prol da excelência da produção de azeitona e do azeite produzido nos mais modernos lagares. O objectivo é valorizar as empresas, projectos e produtos que, por meio das suas acções e proposta, contribuam para a melhoria e desenvolvimento do sector”, pode ler-se na informação enviada à Planície.

Actualmente, Portugal posiciona-se como o 8.º maior produtor mundial de azeite, com produtividades recorde no Alentejo. O País é percentualmente o primeiro do mundo em termos de qualidade, pois 95% de azeite que produz é virgem e virgem extra. Os Estados Unidos da América ocupam o segundo lugar, atingindo os 90%; Espanha e Itália aparecem em terceiro, com apenas 70%.

A Exposição Mundial do Azeite é organizada pela Pomona Keeper e pela IFEMA (Instituição de Feiras de Madrid), entidades que visam desenvolver o sector oleícola a nível mundial.

Recorde-se que a Olivum verticalizou a sua operação e passou a ser a maior associação de Olivicultores e Lagares do país, com 43 mil hectares de exploração agrícola, 100 associados, 300 explorações e 15 lagares.

Por todo o trabalho desenvolvido, a Associação de Olivicultores e Lagares do Sul, foi distinguida com o prémio na categoria de Reconhecimento de Desenvolvimento Estratégico.