A tocar

Title

Artist

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

Background

Em dia de homenagem às Mulheres, entrevista com a enfermeira Célia Geadas

Escrito por em Março 8, 2022

Hoje, dia 8 de Março, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres e a Planície destaca o papel da enfermeira do Centro de Saúde de Moura, Célia Geadas, pela dedicação à profissão e à família.

Numa altura em que se fala tanto de liderança feminina e da importância das mulheres em cargos de chefia, Célia Geadas afirmou em entrevista à Planície, que nunca sentiu que houvesse diferença no tratamento: “É inquestionável que essa diferença existe na nossa sociedade. Eu, enquanto chefe do Centro de Saúde de Moura, não noto isso porque a equipa é maioritariamente feminina, já que entre assistentes operacionais e enfermeiros, há três homens”.

Dedicada de corpo e alma à profissão de enfermagem há 37 anos, Célia Geadas, casada e mãe de dois filhos já adultos, encontra na família as forças para os dias mais difíceis: “As horas despendidas a nível profissional ultrapassam aquelas que dedicamos à família”, afirmou sem mágoas.

Sabe que nem sempre foi possível estar presente nos momentos mais especiais da vida dos filhos, mas aprendeu que o mais importante “não é a quantidade de tempo que estamos com eles, mas a qualidade de tempo. E quando estamos, estamos. Foi isso que tentei fazer ao longo destes anos”.

Nas alturas mais complicados, como aquela que temos vivido com a covid-19, mais do que nunca, a família e uma equipa unida faz toda a diferença no sucesso e organização do trabalho. E foi necessário “muito suporte familiar, com muita força por parte dos colegas e de uma equipa de enfermagem muito responsável”, explicou a enfermeira no seu “espirito de missão” diário.