Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Inicia hoje a Semana UBUNTU do Agrupamento de Escolas de Moura

Escrito por em Março 7, 2022

Durante esta semana de 7 a 11, decorre o projecto da Academia de Líderes Ubuntu, ao qual o Agrupamento de Escolas de Moura aderiu este ano lectivo.

A Academia de Líderes Ubuntu, palavra de origem africana que significa “Eu sou porque tu és”, faz parte do Programa Nacional de promoção de sucesso escolar, da Direcção Geral de Educação (DGE), em parceria com o Instituto Padre António Vieira e outras organizações locais.

Este projecto de educação não formal, é orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de meios desafiantes ou que neles queira trabalhar.

Este método africano assume o desenvolvimento de cinco competências sócio emocionais, pilares fundamentais da liderança Ubuntu. São eles: O Auto-conhecimento, a auto-confiança, a resiliência, a empatia e o serviço.

O responsável pelo Agrupamento de Escolas de Moura, Rui Oliveira adiantou à Planície, que esta semana vai contar “com a participação do ensino secundário, onde vão ser realizadas diversas actividades, no âmbito do projecto Ubuntu. Vamos ter pessoas externas à escola que vêm colaborar connosco nas actividades e partilhar as suas vivências e experiências com os alunos”.

Nesta primeira semana vão participar 26 alunos do 10º ano, em que as actividades temáticas diárias são tão distintas como, Liderar como Mandela, Construir Pontes, Vencer Obstáculos, Vidas Ubuntu e I Have a Dream.

Também estarão previstas acções de formação e capacitação de educadores Ubuntu nas áreas de cidadania, do diálogo, da promoção da paz e justiça social.

Depois desta semana, está prevista a criação do Clube Ubuntu, que dará continuidade à ampliação desta filosofia na comunidade escolar.