Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Protecção Civil

Escrito por em Março 1, 2022

O Dia Internacional da Protecção Civil, instituído pela Organização Internacional de Protecção Civil, é celebrado anualmente a 1 de Março, data em que entrou em vigor a Constituição da mencionada organização.

Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar os vários países para a importância da protecção civil; prestar tributo a todos os agentes de protecção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço colectivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

O Comandante Operacional Distrital da Protecção Civil de Beja, Carlos Pica, disse à Planície que “o dia Internacional da Protecção Civil, que é comemorado a 1 de Março, devia ser um dos 364 dias que deveríamos comemorar. Mas este é que representa todos os outros”. E adiantou que “é um trabalho, que todos os agentes de protecção civil e entidades que cooperam, o fazem diariamente, seja na intervenção, na sensibilização, seja na promoção das melhores práticas, para que o cidadão se sinta o mais seguro possível”. E salienta que “há outra realidade, que a pouco e pouco, felizmente, vai passando para o cidadão, que é ele próprio considerar que é o primeiro elemento de todo este sistema de protecção civil”.

O tema do Dia Internacional da Protecção Civil deste ano é “a defesa civil e a organização da população em contexto de desastres e crises; o papel do voluntário e a luta contra pandemias. “

O tema vem sublinhar o importante papel do voluntariado na área da Protecção Civil.