Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Serpa Terra Forte

09:00 09:59

Atual

Serpa Terra Forte

09:00 09:59

Background

Megalitismo Alentejano em processo de classificação cultural

Escrito por em Fevereiro 28, 2022

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) deu início, ao procedimento da classificação como património cultural do Megalitismo Alentejano, vários monumentos, dos quais 21 são no concelho de Moura.

Segundo a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, o objectivo é classificar o Megalitismo Alentejano, que corresponde a um total de 2049 monumentos.

Assim, no distrito de Beja contam-se os concelhos de Aljustrel com 7 monumentos, Almodôvar (8), Alvito (4), Barrancos (6), Beja (6), Castro Verde (5), Cuba (6), Ferreira do Alentejo (2), Mértola (11), Moura (21), Odemira (5), Ourique (48), Serpa (12) e Vidigueira (8).

Esta classificação visa preservar os monumentos megalíticos em todo o Alentejo, sobretudo depois de terem sido destruídas duas Antas, nos concelhos de Mora e de Évora. Na altura, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo avançou com uma proposta para a classificação “urgente e excepcional” de todo o conjunto do património megalítico da região alentejana, como referiu Ana Paula Amendoeira, Directora Regional do Alentejo, aquando da apresentação da candidatura.