A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Iniciativas de Carnaval no concelho de Moura

Escrito por em Fevereiro 25, 2022

Este ano, com o cancelamento do habitual desfile de Carnaval das escolas do concelho, a autarquia mourense, em conjunto com o Agrupamento de Escolas, decidiu promover várias iniciativas ao longo deste dia com as crianças, para não deixar de festejar esta data. A par destas actividades, outros eventos vão realizar-se no concelho.

Na Freguesia de Amareleja, o Entrudo é uma tradição antiga e volta a ter destaque com o desfile da creche dos “compadres e das comadres”, que acontece de manhã no Parque Infantil e no Largo do Regato.

As festividades estendem-se pelo fim-de-semana e terminam no dia 2 de Março.

Amanhã, Sábado, às 11h00, o Teatro de Marionetas na Praça da República, organizado pela Associação Era uma Vez, promete momentos de diversão a pequenos e graúdos.

A seguir ao almoço, cerca das 14h30, acontece o Desfile de Casamento da Associação 4 Esquinas e no Domingo, às 11h00, as ruas enchem-se de cor e alegria com o cortejo de Carnaval da Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense.

Para Segunda-feira, o programa mantém-se animado com o desfile da Escola Básica de Amareleja, às 10h00 e às 22h00, tem início o Baile de Carnaval na Torre do Relógio, com as Danças de Carnaval (Estudantinas), marcadas para Terça-feira.

O Carnaval termina nesta freguesia na Quarta-feira por volta das 18h00, com o enterro do Entrudo, em que se guarda a chave para o próximo ano.

Já em Sobral da Adiça, o presidente da Junta de Freguesia, Bruno Monteiro, explicou à Planície que a festa vai ser feita pelas colectividades: “Durante os quatro dias de Carnaval, as colectividades Sociedade A Monumental Sobralense e a Sociedade União Recreativa (Sobralense), vão realizar a tradicional Festa da Pinha com algumas alterações ainda dependentes da pandemia, como a matiné que era normal acontecer à Segunda-feira e não vai haver”.

Mesmo com estas limitações, Bruno Monteiro agradeceu à direcção das sociedades, “por nos trazerem novamente a tradição e um pouco de volta à normalidade”.

Os desfies das crianças em Moura e Amareleja e a Festa da Pinha no Sobral da Adiça, marcam os dias de Carnaval no concelho.