A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Moura: Campanha de azeitona da CAMB atinge o maior valor de sempre em quilos

Escrito por em Fevereiro 24, 2022

A campanha de azeitona que começou em Outubro e está praticamente terminada, atingiu este ano, o maior valor de quilos de sempre na Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB), com uma colheita de mais de 62 milhões de quilos.

Satisfeito com estes resultados, o presidente da CAMB, José Duarte, disse à Planície que a campanha este ano esteve “acima das nossas previsões iniciais. Tínhamos uma estimativa de 50 milhões de quilos de azeitona e acabámos por colher mais de 62 milhões de quilos e aproximadamente 10 milhões e meio de quilos de azeite”.

Apesar de ter sido uma “campanha longa”, como afirmou o responsável, com início em Outubro do ano passado e praticamente a chegar ao fim este mês, foi uma “campanha com muito bom ritmo desde o início. O facto de não ter chovido foi muito importante. Desde Novembro até à primeira semana de Janeiro, trabalhámos sempre no limite da capacidade instalada da cooperativa”.

Por essa razão, houve a necessidade de “parar alguns dias, em que tivemos algumas condicionantes ao nível da moenda de azeitona, mas também com a questão da entrega do bagaço”, afirmou o presidente.

No que diz respeito à qualidade do azeite, “praticamente 93% dos nossos azeites foram classificados laboratorialmente como Virgem Extra”, assegurou José Duarte.

Recorde-se que o record anterior da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos situava-se nos 45 milhões de quilos.

A campanha de azeitona que começou em Outubro e está no fim, chegou aos 62 milhões de quilos na Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos.