A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

EDIA realiza hoje conferência sobre a paisagem alentejana na história

Escrito por em Fevereiro 24, 2022

Acontece hoje pelas 21:00 horas, no auditório da EDIA, em Beja, a conferência “Serão os Romanos os criadores do latifúndio alentejano? Observações sobre paisagens rurais e dinâmicas históricas”, pelo professor Carlos Fabião.

Integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, o encontro resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e pretende, convocando a história, a antropologia, a sociologia, a economia e diversas outras áreas do saber, ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldando as suas gentes.

Além das áreas mencionadas, segundo nota de imprensa enviada pela EDIA, vão ser abordadas algumas das alterações trazidas pelos romanos a este território, incidindo sobre a transformação dos campos, da sua propriedade e modos de exploração e serão os Romanos os criadores do latifúndio alentejano?

Tradicionalmente, diz-se que o ordenamento rural romano teria sido a génese do latifúndio no sul da Península Ibérica e, entre o senso comum e as publicações científicas, não faltam exemplos da exposição dessa ideia.

As repostas podem ser dadas hoje neste primeiro ciclo de debate, que se realiza no auditório da EDIA e é de entrada livre, sujeita à lotação da sala.