A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Base Área de Beja prepara-se para receber aviões KC-390

Escrito por em Fevereiro 24, 2022

A infraestrutura da Base Área N°11 em Beja está a ser trabalhada para ser a sede dos novos aviões de transporte da Força Área Portuguesa, os KC-390, adquiridos à empresa brasileira Embraer, sendo que o primeiro de cinco será entregue em 2023, de acordo com informação do site https://www.cavok.com.br/.

O hangar da base área do Alentejo foi o escolhido por ser o que tem maior capacidade e disponibilidade, mas pela distância, visto que a Embraer tem a sua unidade fabril em Évora, onde são produzidas algumas peças do KC-390. Mas não é a única. A OGMA em Alverca produz igualmente componentes para estes aviões, que chegarão a Portugal, vindos do Brasil, já montados.

A mesma informação menciona que junto ao hangar estão a ser construídos escritórios e outras instalações que servirão de apoio à estrutura.

Os dados do site referem também que a norte do hangar, vai ser construído um novo edifício onde estará o único simulador do KC-390 de Portugal, incluído no contrato e fornecido pela empresa Rheinmetall Defense Electronics escolhida pela Embraer. O simulador integra assim, um simulador de movimento de voo completo, um instrutor para procedimentos de cabine e instrutor de estação de carga para mestres de carga.

A compra dos KC-390 foi acordada em 2019 e ao que parece, estes aviões vão substituir os C-130 Hércules.