A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Beja: Mais de 15 milhões na modernização de área empresarial

Escrito por em Fevereiro 15, 2022

A Câmara Municipal de Beja vai modernizar a Zona de Acolhimento Empresarial Norte (ZAEN) para a tornar numa área de “nova geração”, num investimento estimado em 15,1 milhões de euros.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, “é um dos investimentos globais mais expressivos de sempre do município” e “quase oito vezes maior” do que o valor de cerca de dois milhões de euros que custou a obra de infraestruturação da ZAEN.

O autarca em declarações à Lusa adiantou que o investimento, que será financiado quase a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), também “é maior do que a soma de todas as candidaturas de obras aprovadas para financiamento comunitário no anterior mandato”.

O projecto, prevê “a modernização da ZAEN para torná-la uma área de acolhimento empresarial de nova geração em termos de energia e de comunicações”, explicou.

Trata-se de uma “transformação energética e comunicacional” da ZAEN para permitir auto produção de energia solar, armazenamento e abastecimento de hidrogénio verde e modernização da rede de telecomunicações, que terá cobertura de banda larga rápida de quinta geração (5G), referiu.

O município contactou as cerca de 35 empresas que já estão instaladas ou são titulares de terrenos e prevêem instalar-se na ZAEN e 25 aderiram ao projecto, pelo que vão beneficiar do investimento, precisou.

O projecto prevê a instalação de várias infraestruturas e equipamentos, como uma central solar fotovoltaica de sete hectares para produção de energia, um posto de abastecimento de hidrogénio e cobertura com soluções de telecomunicações 5G.

A ZAEN de Beja é uma das 10 áreas empresariais, que vão beneficiar de um investimento de 110 milhões de euros aprovado no âmbito do PRR para áreas de acolhimento empresarial de nova geração.