A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

GNR arranca hoje com campanha contra a violência no namoro

Escrito por em Fevereiro 14, 2022

A partir de hoje e até ao dia 20 deste mês, a GNR (Guarda Nacional Republicana) realiza a campanha #VaisParar – Não à Violência no Namoro, que visa a prevenção e sensibilização no combate a comportamentos violentos e todas as formas de agressão existentes, em especial no namoro entre jovens, onde estes comportamentos são precoces.

Com o intuito de alterar condutas e evitar que a violência se prologue no futuro, de acordo com o comunicado de imprensa da GNR enviado à Planície. Com a campanha #VaisParar, pretende-se “sensibilizar os nossos jovens para que digam não à violência e para que consigam travar este tipo de comportamentos, quer para si próprios, quer para os outros”.

Acima de tudo, é preciso “denunciar e não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual”, segundo a informação enviada.

A iniciativa alerta também os jovens para a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores, entre eles, a autoestima, o respeito e a tolerância, que são pilares das relações de namoro e que promovem uma cultura anti-violência através de uma maior consciencialização.

Para isso, a GNR continua a direccionar e a priorizar as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário para as escolas e para a educação dos jovens, com campanhas de sensibilização e acções de formação dos militares para estejam preparados a agir e a acompanhar este tipo de situações.

Durante o ano de 2020, na área de responsabilidade da GNR, foram registados 1.110 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias. Desses crimes, 365 vítimas tinham até 24 anos. Já em 2021, foram registados 1.105 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias, registando-se 332 vítimas com idade até aos 24 anos.