Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Moura Fábrica Solar: Abertura prevista para Junho

Escrito por em Fevereiro 9, 2022

A abertura da nova fábrica de painéis solares fotovoltaicos flexíveis e de baterias de lítio de alta temperatura de Moura, está prevista abrir dentro de quatro meses, apesar de numa primeira fase, estar previsto o funcionamento da linha de fotovoltaico.

O Presidente da Câmara de Moura, Álvaro Azedo, confirmou esta informação à Planície: “Aquilo que a Câmara Municipal de Moura pode transmitir, vai no sentido de que em Junho deste ano, a linha de fotovoltaico estará operacional e em produção”.

O autarca adiantou que esta informação, “vem do operador, que tem conversado connosco com muita proximidade e que nos vai colocando ao corrente de todos os trabalhos”.

Prevê-se assim que dentro de quatro meses a fábrica “seja uma realidade e marcará a vida do concelho através deste investimento que é estruturante e da maior importância”, afirmou Álvaro Azedo.

O projecto, é desenvolvido pela empresa Lux Optimeyes Energy, Lda, um consórcio entre o Grupo Português Lux, liderado por Paulo e Rui Torrão e que aposta também no sector do turismo.

Deste negócio, faz ainda parte o empreendedor Miguel Matias, com mais de 25 anos de experiência na área, já que é o ex-Director de Inovação da Galp Energia e fundador do Grupo Self Energy e da Optimeyes Energy, com sede em Londres, conforme a Planície já tinha adiantado.

O investimento inicial ronda os 5 milhões de euros, é comparticipado pelo POAlentejo em cerca de 2,96 milhões de euros e deverá recrutar cerca de 50 postos de trabalho directo, com uma parte qualificada e outros 200 de forma indirecta, para as áreas de promoção, venda, desenvolvimento e instalação das soluções a fabricar.