A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

ERS abre processo ao hospital de Beja por morte de utente nas urgências

Escrito por em Fevereiro 9, 2022

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) abriu um processo à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, (ULSBA), por causa da morte de um utente nas urgências do Hospital José Joaquim Fernandes, em Janeiro de 2020.

Segundo as deliberações da ERS tornadas públicas, não foram respeitados os legítimos interesses do utente na prestação de cuidados de saúde de forma efectiva e em tempo útil.

No documento a ERS refere que analisados todos os elementos constantes dos autos, “concluiu-se que a conduta da ULSBA desrespeitou os legítimos interesses do utente, porquanto, não foram assegurados os cuidados de saúde de que necessitava, de forma efectiva e em tempo útil”. Tudo visto e ponderado, “foi emitida uma instrução à Unidade Local de Saúde do Baixo

Alentejo, no sentido de garantir em permanência que na prestação de cuidados de saúde em contexto de Serviço de Urgência “sejam respeitados os direitos e interesses legítimos dos utentes” e assegurar, em especial, “a adequação dos seus procedimentos às características dos utentes”.

O regulador determina ainda que a unidade hospitalar deve “implementar procedimentos que assegurem que, durante a permanência no serviço de urgência, os utentes sejam devidamente monitorizados e acompanhados enquanto aguardam observação médica, de forma a verificar quaisquer eventuais alterações do seu estado de saúde, e que garantam uma resposta atempada e clinicamente integrada”.