A tocar

Title

Artist

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

Background

GNR e Microsoft assinalam hoje o Dia da Internet Segura

Escrito por em Fevereiro 8, 2022

A GNR (Guarda Nacional Republicana) em parceria com a Microsoft, assinalam hoje, 8 de Fevereiro, o Dia Internacional da Internet Segura, com o arranque da campanha “Juntos por uma Internet melhor”, que pretende realizar várias acções de sensibilização junto da comunidade escolar ao longo deste mês.

A campanha que apela ao uso correcto da tecnologia e que se destina aos alunos do ensino básico e secundário, recorre ao jogo Minecraft, plataforma de aprendizagem baseada em jogos que promove a criatividade e a resolução de problemas de uma forma divertida e lúdica.

E é desta forma didáctica, que tem início a abordagem da GNR e da Microsoft nas acções de sensibilização para um Internet Segura, dirigida aos mais novos.

Em comunicado enviado à Planície, o Major Pedro Ares da GNR afirmou a preocupação desta força de segurança militar no combate a uma Internet perigosa: “Face à persistente conjectura pandémica, a utilização das tecnologias no meio escolar foi determinante para permitir dar continuidade ao ensino não presencial. E é neste enquadramento especial, que a GNR em apostado grande parte das suas acções de prevenção e sensibilização”.

A forma de actuação, “através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), a Guarda reforça o seu compromisso para as crianças, jovens, encarregados de educação e agentes educativos”.

Também o Director Executivo do Sector Público da Microsoft Portugal, Eduardo Antunes, referiu que “esta iniciativa é de extrema importância, ainda mais num contexto em que se tem verificado um aumento das quebras de segurança, dos ciberataques ou do roubo de identidade, num mundo cada vez mais digital”.

É fundamental “alertar, sensibilizar e formar a nossa comunidade escolar, porque é através da formação, da correcta utilização da tecnologia e da aplicação das boas práticas que se minimizam ou evitam muitos dos perigos identificados”.

A considerar que as sessões de sensibilização são gratuitas e administradas por voluntários das duas entidades e as escolas do ensino básico e secundário que queiram participar podem fazê-lo para sessoesSIDPT@microsoft.com

Desde o seu início, estas acções já impactaram mais de 223 mil estudantes e professores em 1.250 escolas, com o apoio de 1.400 voluntários.