A tocar

Title

Artist

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

Background

Conferência sobre políticas agrícolas realiza-se hoje em Vidigueira

Escrito por em Fevereiro 8, 2022

Neste momento oportuno para o futuro da agricultura, a Casa das Talhas, em Vidigueira, realiza hoje a conferência presencial “Portugal, Agricultura e Política Agrícola – Os próximos anos”, a partir das 9h30, organizada pela Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado.

O principal orador da conferência vai ser o professor associado do ISCTE, Francisco Cabral, com o tema da agricultura nacional na ordem do dia, que surge na sequência de algumas inquietações, manifestações e questões sobre o sector, designadamente a sua dimensão económica, social e ambiental, em especial no Alentejo.

Durante o debate, Francisco Cabral apresenta a proposta “Alegoria – Portugal e as 4 agriculturas”, ente elas, a Agricultura Agronegócio, a Grande Agricultura de Base Fundiária, a Pequena e Média Agricultura Familiar inserida nos Mercados e a Pequena e Média Agricultura.

Nesse sentido, é importante ver como o Alentejo as concilia de uma forma sustentável, evitando uma clivagem entre elas.

Francisca Valério, responsável da associação Terras Dentro falou com a Planície sobre o âmbito da conferência: “Através do Projecto Valor, de valorizar o Alentejo e as organizações, o que resultou de uma candidatura financiada pelo Alentejo 2020. O objectivo, é contribuir para os processos colaborativos, que concorrem para a capacitação das organizações e dos actores locais”.

Este fórum conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Rui Raposo, a Presidente da Direcção da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, Elsa Branco e que nos últimos anos tem realizado conferências e debates à volta do assunto.

Do painel de convidados fazem ainda parte o Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa e o Presidente da Direcção da Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA), entre outros.

Esta conferência na Casa das Talhas, em Vidigueira, aborda questões fundamentais relacionadas com o futuro da agricultura.