A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Seca agrava risco de incêndio no distrito de Beja

Escrito por em Fevereiro 7, 2022

A seca que se tem feito sentir nos últimos meses, além de ser prejudicial para a agricultura, para a pastorícia e pecuária, pode vir a agravar o risco de incêndio no distrito de Beja.

Esta grave situação, mereceu da parte do Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja, Domingos Fabela, preocupação e conselhos: “Os bombeiros são os arautos desta problemática na ajuda às populações. As previsões meteorológicas levam-nos para uma situação desastrosa a nível da agricultura, pastorícia e pecuária”.

Na nossa região a situação está salvaguardada: “Felizmente na nossa região, salvaguardando algumas situações dramáticas, temos a sorte de ter o Alqueva que nos vai permitindo sobreviver sem grandes sobressaltos em termos de abastecimento de água às populações”, afirmou Domingos Fabela.

Contudo, “existe uma preocupação acrescida com o início da época de incêndios que prematuramente se está a despoletar. Isso implica uma disponibilidade de meios que não estava prevista, mas temos de estar em alerta porque já ocorreram alguns fogos no nosso distrito, o que é bastante preocupante porque estamos no início de Fevereiro”, referiu o responsável.

Domingos Fabela deixou alguns conselhos importantes para minimizar a situação: “Poupança de água e ter atenção aos trabalhos agrícolas para não despoletarem incêndios com maquinaria agrícola porque está tudo seco”, mas assegurou que “a população pode contar sempre com os bombeiros e estamos preparados para dar resposta capaz”.

O Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja, Domingos Fabela, fez questão de dizer que a população pode contar com os bombeiros.