Alqueva é “um oásis no Alentejo” em tempo de seca – Pedro Salema
Escrito por Rádio Planíce em Fevereiro 4, 2022
O presidente da empresa gestora da Barragem de Alqueva, (EDIA), Pedro Salema, defendeu que o projecto é “a melhor apólice de seguro que o Alentejo podia ter”, sobretudo em períodos de seca, como o que atravessa actualmente.
“Alqueva é hoje a melhor apólice de seguro que o Alentejo podia ter, principalmente quando a água não cai do céu”, disse José Pedro Salema, presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).
O responsável em declarações à Planície, referiu que, Alqueva é um oásis no Alentejo, “uma vez que o armazenamento é muito diferente do que se regista no resto do País”. E adianta que “de facto Alqueva está a 80% da sua capacidade máxima e é uma excepção nos abastecimentos de água”.
Segundo o responsável, a albufeira do Alqueva, situada no rio Guadiana, “é a única origem de água” na Península Ibérica destinada a regadio, produção de energia e abastecimento público “com capacidade para enfrentar grandes períodos de seca”.
Segundo o responsável, Alqueva rega directamente 130 mil hectares, “mas também é o garante para o reforço de outros perímetros” confinantes, os quais “dificilmente conseguiriam sustentar a actividade agrícola este ano, para não dizer que seria impossível”.
Na sua capacidade total de armazenamento, de 4 150 milhões de metros cúbicos de água, à cota de 152, Alqueva é o maior lago artificial da Europa, com uma área de 250 quilómetros quadrados e cerca de 1 160 quilómetros de margens.