Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Covid-19: Alentejo sem linhagem BA.2 da Ómicron

Escrito por em Fevereiro 2, 2022

Segundo o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, publicado pelo Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge, (INSA), até à data, o Alentejo não regista a linhagem BA.2.

No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2 que o INSA está a desenvolver, têm vindo a ser analisadas uma média de 520 sequências por semana desde o início de Junho de 2021, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 133 concelhos por semana.

Segundo o INSA, a frequência relativa da linhagem BA.1 ultrapassou os 90% a partir do final da semana 1 (3 a 9 de Janeiro), mantendo-se dominante até à última semana analisada (semana 3; 17 a 23 de Janeiro).

A linhagem BA.2 foi detectada pela primeira vez em amostragens aleatórias por sequenciação na semana 52 (27 de Dezembro de 2021 a 2 de Janeiro de 2022). A sua frequência relativa tem aumentado paulatinamente desde então, embora os dados de sequenciação obtidos até à semana 3 sugiram uma circulação comunitária reduzida.