A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

“Barragem de Alqueva é uma garantia” Agricultores do Baixo Alentejo

Escrito por em Fevereiro 2, 2022

Para Fevereiro, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, (IPMA), não há expectativa de que chova o suficiente para inverter a situação de seca meteorológica.

O Governo, já restringiu o uso das barragens, mas os agricultores do Baixo Alentejo, estão bastante preocupados com a situação, mas Alqueva é uma garantia.

O presidente da Associação de Agricultores do Baixo Alentejo, (AABA), Francisco Palma, disse à Planície que, “em relação à restrição do uso da água das barragens, evidentemente que, depende de cada uma em si. Há barragens no País, que representam níveis muito baixos, o que é preocupante”. E sublinha que “se essas barragens, servem dois fins, o abastecimento público e a agricultura, é normal e expectável que haja restrições do uso, uma vez que em primeiro lugar está o abastecimento às populações”.

Francisco Palma disse ainda que “no caso concreto de Alqueva, que nos diz respeito e, está mais perto de nós, relembro que a mesma faz 20 anos que fechou as comportas e garante água para às populações e para a agricultura.

Há 15 dias atrás apresentava um nível de 79% da sua capacidade máxima é aquilo que é uma garantia de água durante alguns anos, mesmo que não chova”.

Barragem de Alqueva pode vir a compensar o que falte em outras barragens com menos água e ser uma garantia neste período de seca para a agricultura.