A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito cria Gabinete de Sustentabilidade

Escrito por em Janeiro 31, 2022

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) tem vindo a promover diversas práticas no domínio da sustentabilidade. Com o crescimento desta área, a Adega criou o Gabinete de Sustentabilidade e Projectos, um espaço específico, que irá ocupar-se não só da sustentabilidade ambiental, como também ficará encarregue de todos os projectos que possam surgir.

A responsável do espaço, com formação na área da Engenharia Alimentar, chama-se Rita Ferro e nos últimos sete anos desempenhou funções no Departamento Técnico da Adega. “Este foi um passo decisivo para a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito. Nos últimos anos temos realizado diversas alterações à nossa estrutura, de forma a tornarmo-nos cada vez mais sustentáveis”, referiu Rita Ferro na informação enviada à Planície.

Com uma preocupação sempre presente na área ambiental, a ACVCA, manteve o seu plano de reestruturação de edifícios e actividades, de forma a avançar para alternativas cada vez mais sustentáveis, diminuindo assim o impacto que têm no ambiente, global e local.

Desta forma, têm vindo a implementar ao longo dos anos, medidas como a redução de custos, o uso da energia renovável através dos painéis solares, a poupança no consumo da água, o uso de embalagens mais ecológicas e a redução de plásticos.  “Todas as acções tiveram como foco aumentar a qualidade de vida empresarial dos colaboradores, garantindo aos nossos consumidores que estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para cuidar dos ecossistemas e das pessoas de hoje e de amanhã”, disse Rita Ferro.

A aposta da empresa na economia circular, é outra das acções promovidas pela Adega, tal como mencionou a responsável: “É importante que as empresas sejam um exemplo da aposta numa economia circular, promovendo simultaneamente um aumento da consciência ambiental individual”, destacou a engenheira alimentar.

Como tal, a ambição da Adega, “é atingir, o mais brevemente possível, a certificação no âmbito do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, acrescentou.