Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Ovibeja 2022: Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra abre inscrições

Escrito por em Janeiro 30, 2022

A ACOS – Associação de Agricultores do Sul, com o apoio da Casa do Azeite de Portugal, organiza a 11ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.

As inscrições para envio de amostras já estão abertas e podem ser efectuadas até 25 de Março. Podem participar produtores individuais, associações, cooperativas e empresas de embalamento devidamente registadas, tanto nacionais, como internacionais de qualquer país produtor de azeite.

Numa breve conversa com a Planície, a secretária-geral da Casa do Azeite, Mariana Matos, deseja que esta 11ª edição “venha na linha das 10 edições passadas e que tem sido de ano para ano, um sucesso cada vez maior”.

Este concurso, “o único internacional que se realiza em Portugal e que conta com uma média de 150 azeites participantes de dez a doze países”, de acordo com Mariana Matos, sendo que este ano espera “manter ou até reforçar o número de participações”.

Um dado interessante a registar, de acordo com a secretária geral da Casa do Azeite, “de ano para ano, temos vindo a ter azeites de geografias mais exóticas do hemisfério sul e de outros países que iniciam agora a sua produção de azeite”.

De salientar ainda que são cinco as categorias colocadas em sufrágio, entre elas: Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Maduro, pertencentes à campanha 2021/2022. Uma nova categoria foi aberta aos países do hemisfério sul que podem concorrer com azeites de campanha de 2020/2021 devido à diferença na época da apanha.

As amostras que serão avaliadas no início de Abril por um júri internacional do concurso, é constituído por cerca de 30 elementos de diferentes países e é presidido por José Gouveia, especialista mundial em azeites. Os prémios serão entregues durante a 38ª edição da Ovibeja, agendada entre 21 e 25 de Abril.

Assim, a 11ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra abre inscrições para envio de amostras até 25 de Março.