A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Investigador do Alentejo ganha bolsa no valor de 1,9 milhões de euros

Escrito por em Janeiro 30, 2022

Natural de Beja, o investigador Sérgio Domingos da Universidade de Coimbra, ganhou recentemente uma bolsa europeia no valor de 1,9 milhões de euros, de nome “Starting Grant”, atribuída pelo European Research Coucil (ERC), segundo informação do site da instituição académica.

A bolsa foi concedida ao cientista alentejano que cresceu em Almodôvar, com o intuito de desenvolver o projecto “MiCRoARTiS – Microwave Fingerprinting Artificial Molecular Motors in Virtual Isolation”, que irá permitir desvendar e desenvolver durante os próximos cinco anos, a dinâmica estrutural dos motores moleculares e entender o seu funcionamento.

Além disso, vai ainda facilitar a utilidade destes motores noutras áreas de conhecimento como a Astrofísica Molecular ou a Química Medicinal.

O valor do financiamento possibilitará a criação na Universidade de Coimbra, de um laboratório de espectroscopia de micro-ondas de alta performance e único em Portugal.

Para Sérgio Domingos, este é “um sentimento incrível ser seleccionado num programa tão competitivo de ciência e ter a oportunidade de desenvolver este projecto na minha casa, a Universidade de Coimbra”, pode ler-se na página de notícias da instituição académica.