A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Legislativas 2022: “Estão reunidas as condições de segurança para votar em Moura”

Escrito por em Janeiro 29, 2022

Devido à Covid-19 foi aprovada a norma que permite que pessoas em isolamento possam exercer o seu direito de voto nas eleições do próximo domingo, assegurando simultaneamente o respeito pelo direito à protecção da saúde de todos.

O Governo recomenda que estes cidadãos, que estejam sujeitos a confinamento obrigatório, se desloquem às mesas de voto, a título excepcional, preferencialmente entre as 18 e as 19 horas, no dia 30 da Janeiro de 2022, devendo fazê-lo em cumprimento das medidas sanitárias e de saúde pública.

O Coordenador da Protecção Civil Municipal de Moura, Diogo Saraiva, disse à Planície que “os cuidados que as pessoas devem adoptar, prendem-se pelo factor temporal. Recomenda-se o voto de quem está em confinamento, entre as 18h00 e as 19h00, aconselhando os restantes eleitores a fazê-lo, entre o período das 8h00 às 18h00”.

Diogo Saraiva sublinha que “todos os eleitores devem ser portadores ou de máscara cirúrgica ou de máscara FFP2 e de caneta própria”.

O responsável da Protecção Civil municipal salientou ainda que no que se refere aos membros das mesas de voto “vão usar uma bata descartável, entre as 18h00 e as 19h00, de uso único e impermeável. Vão usar também luvas, máscara e vão proceder à higienização das luvas entre cada eleitor. No final, todo o material é colocado num recipiente próprio”.

Diogo Saraiva refere ainda que “estão reunidas as condições de segurança, para este acto eleitoral, mas reforço o horário. É muito importante que seja cumprido”.

Recordamos que, as pessoas em isolamento estão obrigadas ao “uso permanente de máscara facial cirúrgica ou máscara FFP2”, e são aconselhadas ao uso de transporte individual ou deslocação a pé. Não se recomenda a utilização de transportes públicos colectivos e individuais de passageiros.