A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Cebal organiza hoje ciclo conferências sobre utilização do bagaço de azeitona

Escrito por em Janeiro 28, 2022

O Cebal – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, realiza hoje, pelas 14h30, uma sessão online sobre a “Valorização dos Coprodutos da Olivicultura – Projecto BISOLIVE – resultados preliminares”, em que são abordadas novas estratégias alimentares com o uso de bagaço de azeitona, na alimentação do porco Bísaro.

Nesta sessão que pretende contribuir para a economia circular e para a sustentabilidade dos sectores agrícola e animal, projecto que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa do professor Divanildo Outor Monteiro, o principal orador do debate, com o tema “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”.

Uma das investigadoras do Cebal, Olinda Guerreiro, disse à Planície o que espera deste encontro: “O bagaço de azeitona está em destaque e são apresentados os primeiros resultados de um projecto, que pretende valorizar o bagaço de azeitona pela sua utilização na alimentação do porco Bísaro”.

Assim, com a realização desta conferência espera-se que sejam apresentadas novas formas de utilização do bagaço de azeitona, “como alternativa sustentável às matérias-primas convencionais, além de outros destinos que podemos dar ao bagaço como a extracção do óleo”.

O assunto do bagaço de azeitona tem dado que falar durante a campanha da apanha de azeitona, devido à falta de locais para ser armazenado. Olinda Guerreiro reconhece que este problema que afecta “as empresas extractoras e que ficam sem capacidade de armazenamento, é uma realidade que conhecemos no Alentejo”.

A sessão online poderá ser acompanhada em directo na plataforma zoom em https://us02web.zoom.us/j/88657097758?pwd=eXJIUjhPWG5TYUlyZndmQ2huQkRHdz09.

A ter em conta que o CEBAL, em colaboração com o Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), irá continuar a promover este Ciclo de Conferências, bimestralmente, em que convidará investigadores, produtores ou outros agentes ligados à nutrição e produção animal.

No fórum de hoje, são discutidas novas estratégias alimentares com o uso de bagaço de azeitona, na alimentação do porco Bísaro.