A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Moura: Iniciaram as obras do Novo Centro Escolar dos Bombeiros

Escrito por em Janeiro 27, 2022

A empreitada de construção do novo Centro Escolar dos Bombeiros já iniciou, com a remodelação da Escola Básica existente naquela zona da cidade e que terá, depois de concluída, um conjunto de valências que irão permitir aos alunos, pessoal docente e não docente, desenvolver um trabalho de qualidade, tendo em conta as exigências e desafios que a sociedades de hoje coloca.

Esta obra, que integra a 1ª fase de Renovação da Rede Escolar da cidade, irá adaptar o edifício existente e ampliá-lo, segundo nota de imprensa da Câmara Municipal de Moura, enviada à Planície.

A informação foi reforçada com declarações do presidente da autarquia, Álvaro Azedo, em que afirmou que “este investimento é da maior importância para o município e para o edifício humano e material, mas acima de tudo afectivo para com os estabelecimentos de ensino do concelho”.

A necessidade de remodelação deste edifício, vem, segundo o edil mourense com “a degradação dos edifícios escolares e aquilo que temos vindo a encetar desde há quatro anos, que é uma política de renovação e revolução ao nível do ensino. E as infraestruturas para nós, são da maior importância”.

Com esta obra, a Câmara de Moura pretende “começar a 1ª fase da Renovação da Rede Escolar na cidade. O investimento de €2.626.998, dá corpo a esta visão moderna que deve ser um espaço escola. Neste espaço concreto, o que traçámos como estratégia com a Direcção-Geral de Ensino Superior (DGES) e o Agrupamento de Escolas de Moura, é a criação de um espaço moderno”, disse Álvaro Azedo.

Este novo edifício terá “ludoteca, biblioteca, oito salas de aula do 1º Ciclo, duas salas do Pré-Escolar, refeitório, cozinha e sala de actividades, que proporcionam a toda a comunidade escolar, mas acima de tudo às crianças, todo o conforto e condições para o sucesso escolar”, destacou o presidente da autarquia.

Além dos espaços referidos, o Centro Escolar dos Bombeiros vai ter uma sala polivalente, laboratório, quatro gabinetes de trabalho, salas de actividades, hortas pedagógicas, parque infantil e espaços exteriores cobertos e descobertos.

Refira-se ainda que, no âmbito do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, esta obra beneficia de uma taxa de cofinanciamento de 85% do valor elegível (€1.963.825,30).

Como conclusão, a empreitada de construção do novo Centro Escolar dos Bombeiros já iniciou, com a remodelação da Escola Básica e com um prazo de execução de 18 meses.