A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Casa Mortuária de Sobral da Adiça candidata-se a verba para requalificação

Escrito por em Janeiro 25, 2022

A Junta de Freguesia de Sobral da Adiça candidatou-se ao Sub-Programa 2 para comparticipação de equipamentos urbanos de utilização colectiva, para requalificação da Casa Mortuária e espaços exteriores, uma obra no valor de 108.025,29€ (cento e oito mil, vinte e cinco euros e vinte e nove cêntimos).

Esta candidatura, tem previsto uma comparticipação de 70% do valor total, sendo o restante suportado pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal de Moura em partes iguais, segundo informação enviada à Planície, pela junta.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça, Bruno Monteiro, esta é uma “obra há muito desejada pela Junta de Freguesia e pela população. Infelizmente, não tem sido fácil tratar este processo, que começou quando estávamos a fazer o projecto, em parceria com a Câmara Municipal de Moura”.

Desde logo e segundo o responsável, “a casa onde existe a actual Casa Mortuária, não era pertença da junta e tivemos (de proceder) a um processo de legalização da mesma que durou muito tempo”.

Terminado este processo, houve outro entrave: “O telheiro estava em espaço de pertença à Câmara de Moura” e foi necessário fazer “desafectação desse espaço para pertença da junta”.

Após estes procedimentos, a entidade pode candidatar-se ao Sub-Programa 2 da CCDR Alentejo ao nível do Estado. Aguardamos pacientemente que seja aprovada ou na totalidade ou em grande parte, para que possamos iniciar a obra da Casa Mortuária”, afirmou Bruno Monteiro à Planície.

O presidente considera a requalificação deste edifício “fundamental para a freguesia, que se encontra num estado de degradação elevado e sem condições” e que irá permitir também a reabilitação da “zona envolvente do Largo da Igreja, com uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida à nossa igreja matriz”, concluiu Bruno Raposo.

A obra no valor de 108.025,29€ (cento e oito mil, vinte e cinco euros e vinte e nove cêntimos), integra um projecto que prevê dotar este equipamento de instalações sanitárias masculinas e femininas adaptadas, copa, câmara ardente, zona exterior coberta e arranjos exteriores, mas primeiro precisa de ver aprovada a verba.