A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Moura Atlético Clube celebra hoje o 80º aniversário – “Uma vida de várias gerações” Francisco Cravo

Escrito por em Janeiro 17, 2022

Hoje, o Moura Atlético Clube (MAC) assinala a emblemática data do 80º aniversário, um clube com história que nasceu a 17 de Janeiro de 1942 na sede do Centro Recreativo Amadores de Música “Os Leões”.

O MAC foi desde a sua criação um clube de união e congregação, não só de outros clubes, como da equipa que fez parte da sua formação inicial e das outras que lhes seguiram.

Ao longo dos anos, foram muitos os nomes de atletas mourenses e de outras cidades e países, que se destacaram e vestiram a camisola amarela e preta do MAC.

Francisco Cravo foi um desses nomes. Advogado de profissão, foi antigo jogador, foi também treinador e é desde 1988, o actual Presidente da Assembleia Geral do MAC.

O ex-atleta do clube, esteve à conversa com a Planície para comemorar este momento e referiu que o 80º aniversário tem a sua merecida importância: “De quem sobrevive em plena pandemia. Um clube que tem 80 anos, tem uma história enorme e naturalmente é de enaltecer. Este grupo que a 17 de Janeiro de 1942 acabou por fundar o clube na sede d’ “Os Leões”, tem uma importância para a terra, decisiva. Mantém-se até hoje em plena actividade, com o número de atletas desde os infantis, até aos veteranos. Todos os grupos existem”.

Para Francisco Cravo, “o aniversário representa muito. Os clubes pensam em quem os criou e eu não esqueço isso. É uma memória que devemos a quem os fundou”.

Em dia de aniversário, o Presidente da Assembleia Geral do MAC reforçou o simbolismo das cores do clube: “Temos as cores da terra. Pegaram nas raízes do próprio clube e identificaram com a comunidade onde se inscreve. O amarelo do trigo e das searas e o negro, da fome. O Moura Atlético Clube nasce em plena 2ª Guerra Mundial e é nesta fusão de vontades, que 36 pessoas se juntaram”.

Como mensagem a destacar, Francisco Cravo sublinhou que este dia é sem dúvida especial: “É um número redondo, uma vida de várias gerações de atletas, jogadores e dirigentes, muitos deles que deram a vida ao clube. Tem esta história muito bonita atrás dele e tenho a certeza que vai continuar”.

O antigo atleta recordou hoje o prestígio do Moura Atlético Clube, um clube que se mantém em actividade desde a sua fundação a 17 de Janeiro de 1942.