Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Serpa Terra Forte

09:00 09:59

Atual

Serpa Terra Forte

09:00 09:59

Background

CDU apresenta propostas para aprovação do Orçamento e GOP de Moura

Escrito por em Janeiro 5, 2022

A CDU votou contra o Orçamento e GOP de Moura, por entender que uma “falta de estratégia deste executivo não se alterou depois das eleições autárquicas e que a pouca ambição destes documentos vai conduzir o concelho de Moura a um cenário desastroso”.

Em comunicado enviado à nossa redacção, a CDU de Moura refere que “apresentou à Câmara do Partido Socialista, 6 propostas para a viabilização do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022”. Propostas que os mesmos entendem ser realistas, de interesse comum e financeiramente sustentáveis, pois não aumentam a despesa prevista no orçamento. O documento adianta ainda que também foram entregues 4 recomendações sobre a gestão do município e proposta para a viabilização do Mapa de Pessoal.

O vereador da CDU, André Linhas Roxas disse à Planície que “no âmbito de uma postura construtiva e de defesa dos interesses dos habitantes do concelho de Moura e também contra a rejeição do GOP e do Orçamento, que traduziu-se numa falta de projecto estratégia para o concelho, nós não podíamos acompanhar. Sabendo que nós, fazemos sempre, uma oposição construtiva e estamos ao serviço dos habitantes do concelho, decidimos, não apenas votar contra, mas sim apresentar agora, propostas que permitem viabilizar os documentos”. O vereador sublinha ainda que “não é interesse da CDU, ter esses documentos reprovados, mas sim, que eles estejam ao serviço do município. Por isso estamos dispostos a trabalhar para que eles de facto estejam ao serviço do município e dos munícipes”.

André Linhas Roxas salienta que “como prova desta forma de trabalhar positiva, apresentamos 6 medidas que entendemos, serem essenciais, para poder viabilizar este documento e também 4 recomendações”.

Entre as medidas o vereador da CDU destacou “a questão de só assumirmos a responsabilidade em matéria de educação e Acção Social a partir do momento em que seja obrigatória, em 1 de Abril. Reforço das verbas correspondentes à área das redes de águas e saneamento, Recuperação paulatina dos valores cortados nos Acordos de Cooperação com as Juntas de Freguesia, reforçando para já os mesmos em 10% para o ano de 2022.

Atribuição de apoio a 100% para Casa Mortuária do Sobral da Adiça, tal como sucedeu na Póvoa de S. Miguel. Recuperação paulatina dos valores cortados nos Acordos de Cooperação com as Juntas de Freguesia, reforçando para já os mesmos em 10% para o ano de 2022.

Aumento dos valores previstos para o Movimento Associativo em 5%”.

A CDU entende que a apresentação destas medidas vão proporcionar ter um Orçamento e o GOP que sirva a todos os habitantes do concelho.