Câmara de Barrancos quer criar Centro Interpretativo do Barranquenho
Escrito por Rádio Planíce em Dezembro 27, 2021
A Câmara de Barrancos quer criar um centro interpretativo para dar a conhecer o barranquenho e promover investigação relacionada com o dialecto.
O presidente da Câmara de Barrancos, Leonel Rodrigues, disse à Planície que “a questão passa um pouco, por mostrar aquilo que é o barranquenho, no sentido de ultrapassar as fronteiras do próprio concelho, sabendo que muita gente já o conhece”.
O autarca adiantou que “como sabem, o barranquenho é algo muito da oralidade e neste momento está-se a desenvolver todo o processo de investigação para chegarmos a uma questão mais linguística de escrita do próprio dicionário”.
Leonel Rodrigues salienta ainda que “é algo que está a ser levado e tratado, juntamente com a parte de investigação e logo que essa situação esteja concluída, podemos passar à escrita do próprio barranquenho”.
E m relação ao Centro acrescentou que “será de interpretação e de investigação para o barranquenho e para o conhecimento da própria língua e dialecto. Neste momento, estamos a desenhar como será e como é que vai ser montado. Vai estar localizado ao lado do Museu Etnográfico de Barrancos”.
O barranquenho é o resultado do contacto entre o português meridional (o alentejano) com fortes traços das variedades meridionais espanholas (da Andaluzia e da Estremadura).
A origem do barranquenho estará ligada aos assentamentos de súbditos do reino de Castela na Idade Média à volta do Castelo de Noudar, em Barrancos.