A tocar

Title

Artist

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

Background

A tradição dos doces de Natal no concelho de Moura

Escrito por em Dezembro 23, 2021

A tradição gastronómica no Alentejo para a noite da consoada mantém-se, pelo menos em algumas casas, com a família reunida à mesa para saborear o bacalhau cozido com couves, o peru recheado e o polvo assado, estes dois pratos normalmente consumidos no dia seguinte ao almoço do dia de Natal.

Após o jantar, a expectativa em relação às sobremesas é muita, com os doces conventuais como principal iguaria e o concelho de Moura não é excepção.

O pasteleiro José Cândido, responsável por uma das pastelarias mais conhecidas da cidade, a Pastelaria Mouraria, falou com a Planície sobre os doces mais pedidos nesta época. “Temos os porquinhos de chocolate, as lampreias de ovos, o pão de rala, as sericaias, as encharcadas de ovos e o tradicional bolo rei feito à moda antiga. Além destes, temos ainda as tortas de amêndoa e toda a pastelaria fina”, destacou o pasteleiro.

Os doces conventuais, feitos à base de ovos e açúcar e que passam de geração em geração, são uma das principais iguarias à mesa dos mourenses.10