Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Aumento do índice de envelhecimento na região do Alentejo

Escrito por em Dezembro 19, 2021

O Instituto nacional de Estatística, (INE) divulgou os Resultados Provisórios do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021.

Estes resultados, decorrem de uma fase intermédia do processo de tratamento e validação da informação, constituindo o segundo momento de divulgação dos Censos 2021, e permitem fornecer um conjunto de informação censitária de elevado interesse para o conhecimento da população e do parque habitacional do país.

Na última década, o país registou um decréscimo populacional de 2,1% e acentuaram-se os desequilíbrios na distribuição da população pelo território, com uma maior concentração da população no litoral e junto à capital. Agravou-se também o fenómeno de envelhecimento da população, com o aumento expressivo da população idosa e a diminuição da população jovem: em 2021 existem 182 idosos por cada 100 jovens.

O envelhecimento demográfico em Portugal continuou a acentuar-se de forma muito expressiva, salientando os desequilíbrios já evidenciados na década anterior. De acordo com os Censos 2021, o índice de envelhecimento da população, indicador que compara a população com 65 e mais anos com a população dos 0 aos 14 anos, é de 182, ou seja, existem 182 idosos por cada 100 jovens.

O aumento do índice de envelhecimento é comum a todas as NUTS II, com a região do Alentejo a apresentar um dos valores mais elevado em 2021, com 219 idosos por cada 100 jovens.