A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Museu da Luz abre hoje ao público a exposição “Branca e Pura Transmutação”

Escrito por em Dezembro 17, 2021

O Museu da Luz, localizado na aldeia da Luz, em Mourão, vai abrir hoje ao público a sua nova exposição temporária “Branca e Pura Transmutação”.

Esta mostra de escultura da autoria de Teresa Carepo, tem como pano de fundo a Aldeia da Luz e o seu processo de demolição e reconstrução. “Aqui, o conceito de casa enquanto lugar singular, construído através das múltiplas camadas de vivências e de memórias, desenha um lugar sagrado”, pode ler-se na informação enviada à Planície.

Em “Branca e Pura Transmutação”, Teresa Carepo ocupa a sala de exposições temporárias do Museu da Luz com uma instalação composta por uma série de esculturas que fazem uso de técnicas e materiais tradicionais de construção das antigas casas da aldeia, nomeadamente o adobe, a madeira e a cal. Estão também presentes materiais industriais utilizados nas novas construções, como o cimento.

Nesta exposição, são ainda abordadas questões recorrentes no trabalho da escultora, que assentam em conceitos como a vida, a morte, a perda, a memória e o ritual.

O Museu da Luz integra a Rede Portuguesa de Museus e está aberto de Terça a Domingo, onde até ao dia 23 de Janeiro de 2022 pode ser vista a mostra “Branca e Pura Transmutação” da escultora Teresa Carepo.