A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Exportação de vinho do Alentejo em crescimento

Escrito por em Dezembro 16, 2021

Preço de Vinho do Alentejo exportado atinge valor máximo dos últimos 5 anos. Vendas para o exterior acompanham tendência positiva e crescem 14% em valor e 9% em volume.

Os primeiros dez meses do ano terminaram com resultados positivos na exportação de vinho alentejano. A venda para os mercados internacionais foi marcada por uma valorização acentuada do preço médio por litro, que atingiu os €3,46, uma subida que atinge o valor máximo dos últimos cinco anos e representa um aumento de 4,4% face período homólogo de 2020.

Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), disse à Planície que “este preço mais elevado, significa que há do lado dos compradores, importadores e distribuidores, uma disposição para pagar mais, por uma garrafa de vinho do Alentejo. Por isso é positivo para a região”.

Francisco Mateus adianta ainda que isto significa “que os consumidores pelo mundo, estão disponíveis a pagar mais e isso claramente é um sinal do valor que já atribuíram, aos nossos vinhos. Isto é uma excelente notícia, é a nossa aposta. No futuro terá que se valorizar cada garrafa do vinho do Alentejo, que é exportada”.

Para a CVRA o preço pode ser um factor decisivo para o crescimento em mercados estratégicos, uma vez que há cada vez mais consumidores que valorizam o facto de o preço médio ser superior para adquirir um vinho. “O preço é um selo de qualidade e posicionamento”, esclarece Francisco Mateus.

No balanço agora conhecido destacam-se o Brasil (+6% em valor e +1% em litros de vinho), a Suíça (+7% em valor e +3% em litros de vinho) e a Polónia (+17% em valor e +11% em litros de vinho) como principais mercados a alavancarem os resultados positivos atingidos.

Ainda em alta, e a registar um crescimento acentuado face ao ano de 2020, estiveram o Reino Unido, com uma subida de 88% em valor e 69% em volume de vinho importado, e o mercado espanhol que duplicou as suas compras, com uma subida de mais 101% em valor e em volume. Também o mercado australiano está em destaque, com um crescimento de 211% em valor e 236% em volume, tendo passado, assim, a integrar a lista dos 20 principais destinos de exportação de vinhos do Alentejo.