A tocar

Title

Artist

No ar

Clube Megahertz

17:00 17:59

No ar

Clube Megahertz

17:00 17:59

Background

Covid-19: Já pode realizar testes gratuitos em Moura e no distrito

Escrito por em Dezembro 16, 2021

O número de farmácias que realizam testes comparticipados à covid-19 subiu desde o início do mês de 630 para mais de 900.

O distrito de Beja, que inicialmente só tinha uma farmácia em Odemira e que mais tarde passou a ter em Beja e Serpa, tem actualmente 12 farmácias.

Em Moura os testes antigénio comparticipados, podem ser realizados na Farmácia Faria. Também a população de Barrancos, Mértola e Vila Nova de Mil Fontes, podem realizar testes gratuitos nas farmácias aderentes.

A presidente da Associação Nacional das Farmácias, (ANF), Ema Paulino, adiantou à Lusa que “o aumento do número de farmácias que estão a realizar testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional gratuitos” deve-se ao facto de o “Ministério da Saúde” ter aumentado “em 3 de Dezembro, a comparticipação de 10 para 15 euros”.

“Desde que houve a actualização do valor, subiu das 630 para praticamente 900, o que é um aumento bastante significativo”, avançou Ema Paulino, ao adiantar que, além disso, muitas farmácias já “estão a conseguir fazer mais testes”.

Os TRAg de uso profissional são gratuitos não apenas em farmácias, mas também em 438 laboratórios de patologia clínica e análises clínicas que aderiram a este regime excepcional de comparticipação, de acordo com listagem da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed).