A tocar

Title

Artist

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

Background

“Dê troco a quem precisa” nas Farmácias de Moura e do distrito

Escrito por em Dezembro 15, 2021

“Dê troco a quem precisa” nas farmácias aderentes do distrito de Beja, é a campanha solidária de angariação de fundos, promovida pela Associação Dignitude, até 21 de Dezembro do distrito de Beja.

A iniciativa, convida os portugueses a doar o troco das compras realizadas nas farmácias ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado pela acção será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos às pessoas carenciadas abrangidas pelo Programa abem:. O Município de Moura, trouxe para o concelho, em 2018, o Programa Abem:, como disse a vereadora da Câmara Municipal de Moura, Lurdes Balola  à Planície.

“Permitir o acesso ao medicamento a quem mais precisa é uma forma importante de incrementar as condições de vida dos mais frágeis. A Associação Dignitude delineou um projecto inovador e assim encontrar resposta para este grave problema social. Em Março de 2018 conseguimos trazer o Programa abem: para o município de Moura e desde daí já acarinhámos mais de 250 famílias”, referiu Lurdes Balola.

A vereadora salientou que “adoptámos o lema de que ‘Com a saúde não se brinca’ e disponibilizámos até à data cerca de 50.000 euros de comparticipação num processo criterioso para apoio ao medicamento. Trata-se de um trabalho concertado entre toda a comunidade, enquanto rede referenciadora, tendo por base a câmara enquanto entidade que avalia, zela pela operacionalização e monitoriza cada processo e a própria Dignitude que sustenta uma campanha permanente de angariação de fundos. É destas sinergias que as boas causas se alimentam e é da vontade de mudar o mundo que se gera o impacto social positivo”. Lurdes Balola sublinha ainda que “nunca nos devemos cansar de lutar pelos que têm menos capacidade de se fazer ouvir porque os resultados são muito mais do que melhorar a vida de alguns, na verdade tornamos a economia social mais eficiente e eficaz porque encontramos respostas para as necessidades existentes no nosso território e aí… ganhamos todos!”

A Farmácia Faria, em Moura, é uma das aderentes à campanha “Dê troco a quem precisa”. A Directora da Farmácia, Maria Violante Janeiro disse à planície que esta campanha “continua a ser muito importante, na medida em que estamos a angariar fundos, para ajudar as famílias, que não estão com possibilidades de pagar os seus medicamentos” e adianta que “muitas vezes são pessoas que não têm outros apoios, nas alturas muito críticas esta é uma ajuda muito importante”.

A farmacêutica, em relação à forma como se vai realizar a campanha, adiantou à Planície que “nós estamos a recolher os donativos dos nossos clientes, estamos no fundo a pedir para arredondar a conta. Esse dinheiro é encaminhado para a Associação Dignitude. É ela que gere este fundo que se chama Abem:”. Maria Violante Janeiro referiu ainda que “esta Associação, além desta função, tem tido também, um papel muito importante, no combate à pandemia, na altura mais critica, foi um auxílio precioso. Este Programa tem uma particularidade, que eu considero, muito importante, que é o facto de todo o dinheiro que nós recolhemos das pessoas, é destinado exclusivamente para a compra de medicamentos, não há custos, não há desvios de dinheiro”.

As Farmácias aderentes no distrito de Beja são: Farmácia Alfeirão, em Odemira; Farmácia Aurea      em Almodôvar; Farmácia Baronia em Alvito; Farmácia Barranquense em Barrancos; Farmácia Carapinha do Ó                e Farmácia Central em Beja; Farmácia Costa em Vidigueira; Farmácia da Misericórdia em Cuba;  Farmácia Faria em Moura; Farmácia Nova de Mértola em            Mértola; Farmácia Nova de Moura em Moura; Farmácia Pacheco e Farmácia Palma em Beja; Farmácia Popular em Odemira; Farmácia Ramos em  Almodôvar e

Farmácia Salgado em Ferreira do Alentejo.