A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Conferência onde o destaque foi o consumo de álcool na região do Alentejo

Escrito por em Dezembro 15, 2021

O consumo abusivo de álcool na região do Alentejo foi o tema das Jornadas Ibéricas – “Além Álcool – A saúde no trabalho, um trabalho com saúde”, que teve lugar recentemente na Universidade de Évora.

Sobre as conclusões das jornadas organizadas pelo Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, em parceria com a Universidade de Évora em torno da questão da problemática do consumo abusivo de álcool na região do Alentejo, Paulo Jesus, coordenador do Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central falou com a Planície sobre esta realidade: “É difícil falar em conclusões quando falamos de uma realidade tão dinâmica. Eu diria mais responsabilidades”, referiu o responsável.

Paulo Jesus fez questão de afirmar que um dos “principais consensos obtidos neste encontro, foi exactamente o papel do ensino superior, não só em termos de investigação ou produção de novos saberes que na universidade vão sendo construídos, mas sobretudo naquilo que é um trabalho directo com os alunos e aqui falo da Universidade de Évora e dos seus trabalhadores”. Por outro lado, “ver que esta organização tem para com estes (alunos e trabalhadores) uma atenção e uma estratégia de integração ao nível da prevenção, é um dado extremamente importante”, afirmou o responsável do centro.

Nesta conferência, foi ainda abordada a questão do sector produtor e comercial no que diz respeito ao álcool e foi com surpresa que o coordenador do CRI verificou que “existe uma cultura de responsabilidade social o que nos tranquiliza. Há uma atenção em relação ao acto de venda”.

Já em relação às autarquias, Paulo Jesus afirmou que “começam a olhar estas matérias com particular atenção, não só internamente, mas também para a comunidade”, referiu.

Para 2022 estão já agendadas novas acções sobre o tema do consumo abusivo de álcool na região do Alentejo, nomeadamente ao nível da prevenção, um dos temas principais abordados nas jornadas do Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, em parceria com a Universidade de Évora.