Moura integra a plataforma de Redes de Cidades Circulares
Escrito por Rádio Planíce em Dezembro 13, 2021
A Câmara Municipal de Moura integra a Rede Nacional CircularNet – Plataforma para a circularidade, constituída por Comunidade, Empresas e Ambiente Natural, sendo uma das quatro Redes de Cidades Circulares constituídas a nível nacional, orientada especificamente para o tema Economia Urbana para a Circularidade.
A primeira reunião de trabalho decorreu em Moura na passada semana e juntou entidades locais e regionais, assim como parceiros estratégicos, fundamentais para o desenvolvimento deste projecto no concelho de Moura.
Um dos principais objectivos desta rede é desenhar um Plano de Acção Local Integrado no âmbito da Economia Urbana para a Circularidade, complementando com princípios de desenvolvimento do Plano de Acção Local.
Todas as acções que resultarem deste Plano serão submetidas a financiamento dos vários programas do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e de outras fontes de financiamento.
O Município de Moura optou por focar a sua actuação no incentivo de padrões de consumo e de produção sustentáveis ao nível da redução da produção de resíduos pela prevenção, redução, reciclagem e reutilização, escolhendo a comunidade escolar como público-alvo.
A CircularNet é liderada pelo Município da Figueira da Foz e conta além do Município de Moura, com os municípios de Arco de Valdevez, Guarda, Monforte, Praia da Vitória, Tavira e Vila Nova de Famalicão como parceiros.