Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Localidade perto do Lago Alqueva está entre as Melhores Aldeias de Turismo do Mundo

Escrito por em Dezembro 9, 2021

A Organização Mundial de Turismo distinguiu a Cumeada, uma aldeia do concelho de Reguengos de Monsaraz, com a categoria de “Melhor Aldeia Turística”, prémio atribuído durante a 24ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, que decorreu recentemente em Madrid.

Localizada a sete quilómetros de Reguengos de Monsaraz e próxima do Grande Lago de Alqueva, na Cumeada predomina o sector da agricultura, mas na última década tem recebido um impulso turístico na área do astroturismo, recebendo milhares de turistas para participarem nas actividades desenvolvidas na sede da Reserva Dark Sky Alqueva, que resultou na adaptação de uma antiga escola primária.

Esta distinção foi atribuída à Cumeada por ser “um exemplo notável de um destino de turismo rural com reconhecidos activos culturais e naturais, que preserva e promove valores, produtos e estilos de vida rurais e comunitários, mas que também tem um claro compromisso com a inovação e a sustentabilidade nas áreas económica, social e ambiental”, de acordo com informação enviada à Planície.

De salientar que a Cumeada integra agora as 64 aldeias da Rede das Melhores Aldeias de Turismo da Organização Mundial do Turismo.