A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Dia da Independência comemorado em Santo Aleixo da Restauração

Escrito por em Dezembro 1, 2021

No dia 1 de Dezembro de 1640, deu-se o golpe de Estado perpetrado pelos Quarenta Conjurados pôs fim ao domínio espanhol em Portugal após sessenta anos de União Ibérica, aclamou D. João IV no trono restaurado e inaugurou a dinastia dos Bragança.

Uma data que, se comemora em Santo Aleixo da Restauração, assinalando a heroicidade dos seus habitantes, nas batalhas contra os espanhóis. Um feito histórico com 381 anos.

A Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração assinalam esta  data, em Santo Aleixo da Restauração,  na Praça da Restauração, com a recepção à banda do Círculo Artístico Musical Safarense, às 10h30, seguindo-se o Içar da Bandeira, às 10h45. Seguem-se os discursos do Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, Francisco Candeias, e do Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo. Às 11:30 será apresentado o livro da autoria de Francisco Carlos Machado de Almeida, intitulado “Capitão Martim Carrasco”. Às 12:30 haverá convívio popular com actuações do Grupo Coral Feminino Associação Sol da Vida e do Grupo Coral da Casa do Povo de Santo Aleixo da Restauração.