A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Universidade de Évora quer abrir licenciatura em engenharia aeroespacial

Escrito por em Novembro 28, 2021

A Universidade de Évora (UÉ) quer abrir, no próximo ano lectivo, uma licenciatura em engenharia aeroespacial para dar resposta à “procura muito grande” pelo curso e à necessária formação de quadros para as empresas da região.

Segundo a reitora da universidade, Ana Costa Freitas, a proposta para a criação desta licenciatura na UÉ foi entregue à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e a própria academia já fez “três ou quatro contratações para a preparação do curso”.

“É um curso que está a ser pensado, mais ou menos, desde 2014”, assinalou, indicando que a UÉ chegou a propor “um mestrado integrado” em engenharia aeroespacial, que “não foi aprovado”, por coincidir com o fim deste tipo de cursos.

Perante a recusa, sublinhou a reitora da UÉ, a academia optou por “repensar para dois ciclos” e, agora, quer abrir “só o primeiro ciclo no próximo ano” lectivo e enviar para a agência a proposta de criação do segundo ciclo, em 2022.

“Este curso faz parte da estratégia da universidade” e integra uma das “quatro áreas ancora definidas” pela academia, observou, referindo que a sua criação contou com a “colaboração de alguns professores” do Instituto Superior Técnico.

Lembrando que o ‘cluster’ da Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED) já está sediado em Évora, Ana Costa Freitas referiu que estas áreas são “uma aposta” da região, pelo que “a UÉ não se pode divorciar” desse objectivo.