A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Cante Fest em Lisboa e Serpa inicia-se hoje, com condicionantes

Escrito por em Novembro 26, 2021

Esta edição do Cante Fest 2021, que retoma o Cante ao vivo, começa hoje na Casa do Alentejo, em Lisboa, com a inauguração de uma exposição de fotografia com o tema “Fotógrafos do Cante” e a interpretação de Cante por grupos corais.

Devido à evolução da pandemia, o evento sofreu algumas alterações do programa que estava previsto. Assim o Município de Serpa, decidiu, tendo em conta a segurança, que a cerimónia oficial, que incluirá o espectáculo “Elemento Árabe”, que se realiza amanhã, dia 27 no Cineteatro Municipal de Serpa, contará com lugares limitados, reservados através de marcação prévia.

As Rotas do Cante, previstas para os dias 27 (nas freguesias do concelho) e 28 (em Serpa), bem como o posterior convívio entre elementos dos grupos participantes, são cancelados, como medida preventiva.

O Presidente da Câmara de Serpa, João Palma, disse à Planície que este evento histórico “ é e será sempre um grande evento, porque é a comemoração da classificação do Cante como Património Imaterial da Humanidade”.

E salienta que “nós tínhamos uma programação vasta, estávamos a pensar retomar o que tinha sido o Cant Fest antes da pandemia. Neste momento, em função da evolução da situação, temos vindo a analisar com os grupos e com as autoridades de saúde, a forma de realizar o evento”.

O edil serpense sublinha que “temos vindo a reformular a situação e vamos ter uma grande contenção, na comemoração, realizando a cerimónia de celebração no Cine Teatro Municipal de Serpa, porque aí conseguimos manter as condições de segurança necessárias. Tudo o que tem a ver com actuações em espaços fechados, com aglomeração de pessoas, vamos cancelar”.

Apesar de existirem algumas limitações resultantes da pandemia, a data não poderia deixar de ser comemorada, no ano em que o Cante Fest 2021 celebra o 7º aniversário da inscrição do Cante Alentejano na lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.