A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Covid-19: Variante Delta continua a dominar o Alentejo

Escrito por em Novembro 24, 2021

Segundo o relatório da diversidade genética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) de ontem, a variante Delta do SARS-CoV-2 continua a dominar em Portugal e concretamente as regiões do Alentejo.

No entanto, na semana de 25 de Outubro a 7 de Novembro, verificou-se que a frequência da estirpe foi de 99,8% e não de 100% como registado nas últimas semanas. Isto aconteceu porque foram detectadas duas sequências “não-Delta”, ou seja, observou-se um caso de Mu, variante em grande expansão na Região Norte da Colômbia e um caso de linhagem B.1.36.17 em Lisboa e Vale do Tejo qua ainda se encontra sob investigação.

A nota do INSA revelou ainda que em Portugal, as 11.970 sequências Delta analisadas até ao momento, dividem-se em quase 100 sublinhagens, 37 das quais circularam “consecutivamente” nas últimas três semanas no nosso país.

A nível nacional, destaca-se a sublinhagem AY.43, que apresentou uma frequência relativa com tendência crescente, aumentando de 1,4% de uma semana para a outra, tendo sido detectados, até agora, 58 casos.

Já a nível regional, a frequência relativa da linhagem AY.26 tem-se mantido estável, continuando a ser detectada sobretudo nas regiões do Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo. Já no Algarve é a linhagem AY.4.2 que tem mais representatividade.

Desde Setembro que não é detectado nenhum caso da variante Gamma e desde Julho que não há casos da variante Beta em Portugal.

Até à data, foram analisadas 21.452 sequências do genoma do novo coronavírus de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 303 concelhos de Portugal.

Segundo a monitorização do INSA, são analisadas em média, 532 sequências por semana desde o início de Junho de 2021, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 128 concelhos por semana.