A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

“A falta de médicos de família no distrito de Beja é um drama” deputado do PCP

Escrito por em Novembro 19, 2021

Os deputados do PCP, João Dias e Paula Santos, questionaram a ministra da Saúde, numa pergunta em que referem que a “preocupação” com a saúde “é crescente e transversal a todos os concelhos do distrito de Beja, uma vez que a falta de médicos de família é um drama”.

A questão surge após uma visita do grupo parlamentar do PCP ao Centro de Saúde de Almodôvar, onde “tomou conhecimento da grave carência de recursos humanos com a qual se confronta esta importante unidade de cuidados” de saúde primários.

João Dias disse à Planície que “ há muito que identificamos a necessidade de responder a este problema, que é a fixação de médicos de medicina geral e familiar, conhecidos como médicos de família”. E sublinhou que “ na visita que fizemos a Almodôvar, mais uma vez viemos constatar que estamos perante um concelho, que deveria ter neste momento 6 médicos, ao serviço e apenas tem 3. Estamos na eminência de uma médica vir a reformar-se no final do ano”.

O parlamentar adiantou ainda que “isto é um problema que, não acontece só em Almodôvar, porque um pouco por toda a parte, todos os concelhos do distrito de Beja estão confrontados com falta de médicos de família”.

Através da pergunta, os deputados do PCP querem saber que medidas urgentes está a tomar o Governo para contratar e fixar médicos de Medicina Geral e Familiar no distrito de Beja.

Também querem saber quantos médicos daquela especialidade estão em falta actualmente no distrito, com detalhe em cada um dos centros de saúde dos respectivos 14 concelhos, e quantos estão em condições de aposentação nos próximos três anos.