A tocar

Title

Artist

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

Background

Concelho de Moura com 5 farmácias aderentes ao programa “Vacinação SNS Local”

Escrito por em Novembro 18, 2021

A campanha de vacinação contra a gripe sazonal 2021/2022 volta a contar com farmácias aderentes ao programa “Vacinação SNS Local” que, vão receber cerca de 200 mil doses de vacinas adquiridas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) para administração de forma gratuita à população com mais de 65 anos.

De acordo com a DGS, a vacinação contra a gripe é “fortemente recomendada” para os grupos prioritários – por exemplo, pessoas com 65 ou mais anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados – recomendando-se também a sua administração a pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

A Norma esclarece que, “para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita no SNS, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias comunitárias através de prescrição médica, com comparticipação de 37%”.

No concelho de Moura, as farmácias aderentes ao programa são: Farmácia Portugal e Farmácia Avelli em Amareleja; farmácias Faria, Ferreira da Costa, e Nova de Moura na sede de concelho.

Para receber a vacina nas farmácias precisa de apresentar uma declaração médica em como é elegível. O médico emite essa declaração através da plataforma de Prescrição Electrónica Médica (PEM) e pode enviar por SMS ou entregar em papel.