A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Covid-19 – Diogo Saraiva, da Protecção Civil de Moura, faz um actual balanço da situação

Escrito por em Novembro 17, 2021

Com a reunião no Infarmed, marcada para a próxima sexta-feira, o Primeiro Ministro, António Costa, avançou que a mesma será para uma “avaliação da situação” e perceber que “medidas são necessárias tomar”.

“Acho que, obviamente, não é previsível que se tenham de tomar outra vez medidas com a dimensão que tivemos no passado”, destacou o Primeiro Ministro, acrescentando que a vacinação “não só tem diminuído muito a taxa de incidência, como tem assegurado que as consequências da infecção são menos gravosas”.

A situação no concelho de Moura agravou-se no final da passada semana, com o aumento de casos positivos de sars cov 2, como disse à Planície o coordenador da Protecção Civil Municipal de Moura, Diogo Saraiva.

“Neste momento tivemos um aumento significativo do número de casos activos, como era espectável e como tinha sido noticiado pelas entidades competentes”, referiu o responsável municipal.

Diogo Saraiva acrescentou ainda que “aquilo que nós temos de ter em consideração nesta fase é a consciencialização que, a vacinação veio conferir um grau de imunidade considerável, mas não exclui a possibilidade de contrair a doença”.

E adiantou que “a vacina trouxe a diminuição da sintomatologia severa. Neste momento, todos os casos, têm sintomas ligeiros ou moderados e a maioria com ausência de sintomas, que é fruto da vacinação”.

No que se refere aos casos registados no concelho, Diogo Saraiva adiantou que “estão 52 casos activos, dos quais 39 na cidade de Moura, um surto na APPACDM e outro no Centro Infantil. Há 2 casos em Amareleja, 3 em Póvoa de S. Miguel, 6 em Safara. Santo Amador e Sobral da Adiça tem 1 caso cada. Santo Aleixo, neste momento não regista nenhum caso activo”. Recordamos que o concelho de Moura, regista actualmente uma incidência cumulativa a 14 dias de 412 casos por 100 mil habitantes.