A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Cáritas iniciou campanha solidária de Natal “10 Milhões de Estrelas – um Gesto pela Paz”

Escrito por em Novembro 15, 2021

A Cáritas Portuguesa já iniciou a campanha solidária de Natal “10 Milhões de Estrelas – um Gesto pela Paz”, que visa financiar projectos sociais em Portugal e de combate às alterações climáticas nos países lusófonos.

Em comunicado, a organização católica detalha que 65% das verbas angariadas na campanha anual se destinam a “acções de dimensão social” da sua rede nacional; no âmbito internacional, os restantes 35%, serão aplicados em “projectos de resposta ao impacto das alterações climáticas” nos países lusófonos, para apoiar as populações mais vulneráveis.

Márcio Guerra da Cáritas de Beja referiu à Planície que “estas campanhas a que as Cáritas Diocesanas se associaram, desde 2003, tem apoiado diversos projectos no País, através da acção da rede nacional Cáritas, mas também 15 projectos de emergência internacional e 3 de emergência nacional”.

E adiantou que “nesta altura do ano, a igreja assinala o Dia Mundial dos Pobres e é lançada a operação 10 Milhões de Estrelas”

Márcio Guerra sublinha que “este ano, o lema principal é a importância dos gestos que constroem a família, a paz e a dignidade humana. Aquilo que propomos, a todos os portugueses, é uma adesão simbólica a estes valores da paz, da vivência do Natal, através da aquisição de uma vela estrela, que tem o valor simbólico de 2 euros”.

No âmbito desta campanha a rede nacional Cáritas está também a implementar o projecto “Cáritas na Escola”. Esta é uma iniciativa, em parceria com o Secretariado Nacional de Educação Cristã, que convida a comunidade educativa à vivência de um dia diferente, com a realização de actividades que consciencializam os alunos (do 1º ciclo ao secundário) para a defesa da dignidade humana e para a promoção da paz.

A Cáritas Diocesana de Beja apoiou cerca de 5863 pessoas, correspondente a 2419 famílias em 2020, ano em que surgiu a pandemia de covid-19, o que representou um aumento anual de 25,53% face ao ano de 2019.