A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

CIMBAL com orçamento de 9,5 milhões de euros aprovado

Escrito por em Novembro 11, 2021

O Conselho Intermunicipal da CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo), reuniu-se na passada semana em Beja e aprovou por unanimidade o orçamento em mais de 9,5 milhões de euros para o ano 2022.

Neste documento estão reflectidas as opções da Comunidade Intermunicipal para o próximo ano, concretamente o exercício de Autoridade de Transportes, com a nova Concessão do Transporte Público Rodoviário de Passageiros para o Baixo Alentejo, com início em 2022, por um período de cinco anos.

António Bota, presidente da CIMBAL referiu à Planície a importância da aprovação deste documento: “O orçamento permite a continuidade de um trabalho que tem estado a ser feito. Representa as diligências, o planeamento para 2022 e vai no seguimento de uma política de acompanhamento de programas, de pagamentos de salários, de acompanhamento de aumentos salariais e compensações”. Por outro lado, “vai ao encontro das necessidades da Comunidade Intermunicipal (CIM) para ter soluções em termos de fundos comunitários, de consultadoria para conseguirmos levar a bom termos os projectos para os municípios, assim como das despesas de representação e manutenção do sistema em termos de equipamentos, edifícios e contas correntes”. António Bota considera ainda este orçamento “ambicioso porque tenta colocar em prática alguns dos programas para 2022”.

No orçamento para o próximo ano, está ainda prevista a possibilidade de assunção de competências, a transferir da Administração Central, designadamente nas áreas da Educação, Justiça, Acção Social, Gestão de Fundos Europeus e Captação de Investimento, entre outras.

É de salientar que o orçamento está sujeito à aprovação na reunião da Assembleia Intermunicipal que acontecerá em Dezembro. “Assim esperemos que a Intermunicipal nos apoie na execução prática e dê o aval positivo para os projectos que temos em benefício da região do distrito de Beja”, reforçou o presidente da CIMBAL.