A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Casa Aberta em Moura para vacinação covid e gripe a partir dos 80 anos

Escrito por em Novembro 8, 2021

O reforço da vacina contra a covid-19 vai funcionar em modalidade Casa Aberta para quem tem 80 ou mais anos a partir de hoje, dia 8 de Novembro e já decorre o levantamento nos hospitais e centros de saúde para o reforço nos profissionais de saúde.

A Directora-Geral da Saúde, Graça Freitas, adiantou que, a partir de hoje, também será possível, aos que têm 70 ou mais anos fazerem auto agendamento da dose de reforço contra a covid-19.

“Começámos pelos mais vulneráveis, nos lares e na rede de cuidados continuados, que estão praticamente todos, tanto os residentes como os profissionais dessas instituições. Agora estamos em plena fase de vacinação de pessoas com 80 ou mais anos”, explicou a responsável.

Graça Freitas disse que estes utentes têm sido convocados via SMS e têm podido igualmente agendar a sua dose de reforço, e revelou que, a partir de segunda-feira, podem usar também a modalidade ‘casa aberta’, tal como aconteceu com a vacinação.

Célia Geadas, enfermeira do Centro de Saúde de Moura disse à Planície que “nós em Moura, vamos ter Casa Aberta às 4ª e 6ª feiras das 17h00 às 19h00. O que quer dizer que, nessa altura trata-se das pessoas que estão a ser vacinadas neste escalão etário, acima dos 80 anos”.

A profissional de saúde adiantou ainda que esta modalidade de Casa Aberta “depois vai-se estender, mais tarde, a pessoas mais novas. Vamos manter esta modalidade”.

A Directora Geral da Saúde, Graça Freitas sublinhou que “por agora, vamos vacinar com a dose de reforço os mais vulneráveis, acima dos 65 anos, dando também uma dose adicional aos imunosuprimidos, independentemente da idade, e aos profissionais de saúde e do sector social que cuidam destes doentes. Só faremos novas alterações se saírem outras evidências que indiquem que é necessário reforçar outros grupos”.